como criar um site

Compartilhe

Bookmark and Share

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Incêndio destrói florestal chega aos arredores da terceira maior cidade de Israel

Depois de matar ao menos 40 pessoas nesta quinta-feira, o incêndio florestal se aproxima da terceira maior cidade de Israel, Haifa. Diante da ameaça das devastadoras chamas, as equipes de resgate continuam retirando milhares de moradores.

Veja imagens do incêndio
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Nesta sexta-feira, os serviços de emergência removeram moradores da região e de uma pequena cidade localizada ao sul de Haifa, informou a Defesa Civil do país. Os bombeiros conseguiram conter as chamas em torno da cidade, mas temem que o vento e a falta de chuvas espalhem os focos novamente.

Mais de 15 mil israelenses deixaram suas casas por causa do incêndio que começou ao meio-dia de quinta-feira na floresta de Carmel, aparentemente pela queima de lixo na região e que matou 40 aprendizes de guardas penitenciários.

Os guardas viajavam ao presídio de Damon em um ônibus para retirar os presos, quando o veículo ficou bloqueado pela queda de uma árvore na estrada e acabou consumido pelas chamas.

Um kibutz (fazenda comunitária), um hotel, a Universidade de Haifa, uma aldeia e o presídio, com 500 detentos, foram atingidos. O kibutz de Beit Oren, que havia sido esvaziado, foi totalmente destruído.

Nir Elias/Reuters
Bombeiros trabalham para conter maior incêndio florestal da história de Israel; ao menos 41 pessoas já morreram
Bombeiros trabalham para conter maior incêndio florestal da história de Israel; ao menos 40 pessoas já morreram

O primeiro-ministro israelense, Biyamin Netanyahu, convocou com urgência seu gabinete nesta manhã de sexta-feira na sede do Ministério da Defesa, em Tel Aviv. Após a reunião, Netanyahu e vários ministros observaram de helicóptero os prejuízos causados pelo incêndio, informou seu escritório em comunicado.

Tambem nesta manhã de sexta-feira, começou a chegar ajuda internacional ao país. Espera-se que ao longo do dia Israel receba a contribuição da Espanha, Turquia, Egito, Jordânia, França, Croácia, Rússia e Romênia.

LIXO

Em torno de 15 mil pessoas já foram retiradas de suas casas e mais de 20 mil hectares de terras (20% da floresta de Carmel) queimaram desde que o incêndio começou na última quinta-feira.

A área é uma das poucas grandes florestas de Israel, com crescimento natural e plantações, utilizada para acampamentos, caminhadas e lazer. A reserva natural proporciona abrigo para dezenas de animais selvagens e guardas florestais precisaram ajudar muitos deles a sair das chamas.

A investigação ainda não chegou a uma conclusão se o fogo foi acidental ou premeditado. As autoridades dizem que ele começou no meio-dia da quinta-feira (8h em Brasília), pela queima não autorizada de lixo despejado na vila de Ussifya, estocado em condições de calor e baixa umidade que fizeram as chamas se espalharem em direção à costa do Mediterrâneo.

Israel teve um verão com temperaturas acima da média e agora passa por um outono com poucas chuvas.



Outros Assuntos Relacionados

0 Comentários:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade! cada um sabe as conseqüências de suas palavras!

Seguir Este Site