SEUL, Coréia do Sul - Em segredo e com notável rapidez, a Coréia do Norte construiu uma instalação nova, altamente sofisticados para enriquecer urânio, de acordo com um cientista americano nuclear, levantando temores de que o Norte está intensificando seu programa nuclear apesar da pressão internacional.
O cientista, Siegfried Hecker, disse em um relatório publicado neste sábado que ele foi levado durante uma recente viagem ao complexo da Coréia do Norte nuclear de Yongbyon principal para uma instalação de enriquecimento de urânio em escala industrial de pequeno porte. Ele tinha 2.000 centrífugas recentemente concluído, disse ele, e do Norte disse a ele que estava a produzir urânio pouco enriquecido destinado a um novo reator. Ele descreveu seu primeiro vislumbre de novas centrífugas como "deslumbrante".
Hecker, ex-diretor do Los Alamos EUA Laboratório Nuclear, que é regularmente aos raros lampejos de um programa secreto da Coréia do Norte nuclear, reconheceu que não estava claro o que a Coreia do Norte estava a ganhar, mostrando-lhe a área anteriormente secreta.
A revelação poderia ser projetado para fortalecer o governo norte-coreano como olha para transferir poder do líder Kim Jong Il a um filho, o jovem não foi provada. Enquanto Washington e outras reforçar as sanções, desvelando as centrífugas poderia também ser uma tentativa de Pyongyang para forçar a retomada das negociações paralisadas internacionais de desarmamento nuclear para auxílio.
Seja qual for o motivo, as novas centrifugadoras fornecer um novo conjunto de preocupações para a administração Obama, que tem evitado negociações diretas com o Norte, após os testes nucleares e de mísseis de Pyongyang no ano passado e na sequência de uma constatação internacional que um norte-coreano torpedo afundou Sul Navio de guerra coreana, em março, matando 46 marinheiros. Os EUA do Departamento de Estado anunciou que o enviado especial da administração Obama sobre a Coréia do Norte planejava visitar a Coreia do Sul, Japão e China, a partir de domingo.
O Norte disse Hecker que começou a construção da centrífugas em abril de 2009 e terminou em apenas alguns dias antes do cientista 12 de novembro visita.
"Em vez de ver uma cascata de centrífugas, algumas pequenas, que eu acreditava existir na Coreia do Norte, nós vimos uma moderna usina de centrifugação de limpeza de mais de mil centrífugas, tudo bem alinhado e sondado abaixo de nós", Hecker, professor da Universidade de Stanford , escreveu.
Hecker descreveu a sala de controle como "surpreendentemente moderna", escrevendo que, ao contrário de outras instalações norte-coreanas, que "caberia em qualquer unidade de processamento moderno americano".
As instalações parecem ser principalmente para a energia nuclear civil, não para o arsenal nuclear da Coréia do Norte, Hecker disse. Ele não viu nenhuma evidência de produção de plutônio em Yongbyon continuou. Mas, segundo ele, as instalações de enriquecimento de urânio "poderia facilmente ser adaptada para produzir combustível para bombas de urânio altamente enriquecido."
O enriquecimento de urânio daria ao Norte, uma segunda maneira de produzir bombas atômicas, além de seu conhecido programa baseado em plutônio. Em níveis baixos, o urânio pode ser usado em reatores de potência, mas em níveis mais elevados pode ser usado em bombas nucleares. achados Hecker foram relatados primeiramente no The New York Times.
viagem enviado nuclear dos EUA Stephen Bosworth para a Ásia para conversas sobre Coréia do Norte vem imagens de satélite como mostra nova construção em curso em Yongbyon. Isso, combinado com os relatórios de Hecker e outro especialista norte-americano que viajou recentemente para o complexo atômico, parecem mostrar que Pyongyang está mantendo sua promessa de construir um reator nuclear.
Coreia do Norte prometeu em Março, para construir um reator de água leve usando seu próprio combustível nuclear. Hecker, e Jack Pritchard, um ex-enviado dos EUA para as negociações com a Coreia do Norte, disseram que a construção já começou.
Yang Moo-jin, professor da Universidade de Seul, da Coreia do Norte Estudos, disse que a divulgação da Coréia do Norte de urânio se destina a obrigar os Estados Unidos de volta para as negociações nucleares.
A divulgação, Yang disse, também é voltado para um público interno durante o processo de sucessão. "O Norte quer reunir lealdade entre os generais, mostrando-lhes o Norte continuará a reforçar sua dissuasão nuclear, e manter a sua política militar de primeira", disse Yang.
reatores a água leve são ostensivamente para fins energéticos civis, mas como uma usina daria ao Norte um motivo de enriquecimento de urânio. Apesar de reatores de água leve são considerados menos propenso ao abuso de reatores de água pesada, uma vez que o processo de enriquecimento de urânio é dominado, é relativamente fácil para enriquecer ainda mais os níveis de armas.
Coreia do Norte disse no ano passado foi na fase final de enriquecimento de urânio, o que provocou temores de que o país pode adicionar armas de urânio com base para ampliar o seu arsenal de bombas atômicas feitas de plutônio. Especialistas dizem que o Norte produziu plutônio suficiente weaponized pelo menos uma meia dúzia de bombas atômicas.
O urânio pode ser enriquecido nas fábricas relativamente discretos que são mais capazes de evitar a detecção por satélite de espionagem, de acordo com especialistas dos EUA e sul coreanos. bombas de urânio com base também podem funcionar sem a necessidade de explosões de testes como os dois realizado pela Coreia do Norte em 2006 e 2009 para armas baseado em plutônio.
Hecker disse que os norte-coreanos enfatizou que a instalação de centrífuga estava operando, embora ele não pôde verificar que a afirmação, ele disse que "não era incompatível com o que vimos."
"A única esperança" para lidar com o programa nuclear da Coréia do Norte "parece ser de noivado", escreveu ele, chamando um ataque militar "fora de questão" e de mais sanções ", igualmente, um beco sem saída."
Muitas perguntas ainda estão sem resposta sobre programa nuclear da Coréia do Norte, Hecker escreveu, incluindo se o Norte é realmente perseguindo electricidade nuclear, se é abandonar a produção de plutônio, como chegou a tecnologia de centrifugação tão sofisticados, e porque está revelando as instalações agora.
"Uma coisa é certa", disse ele. "Essas revelações causará uma tempestade política."
FONTE FOX NEWS
Outros Assuntos Relacionados
0 Comentários:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade! cada um sabe as conseqüências de suas palavras!