Uma expedição na camada mais profunda da crosta oceânica mostra que um novo ecossistema se encontra a quilômetros abaixo de nossos pés. Esta é a primeira vez que se registrou uma forma de vida nessa área (a grosso modo, o assoalho dos oceanos).
Esta não é a primeira vez que um estudo analisa a camada gabroica, mas como o basalto é difícil de perfurar, análises do tipo conduzido por um grupo norte-americano são raras.
Em uma viagem hipotética para o centro da Terra, uma pessoa viajaria através do fundo mar, passaria por uma camada de sedimento, outra de basalto e outra gabroica (rochosa). É aqui que os cientistas observaram comunidades de bactérias bem dispersas.
A descoberta surpreendeu Stephen Giovannoni, da Universidade do Estado de Oregon, nos EUA, que também localizou antes micro-organismos na camada de basalto. "Esperávamos achar organismos parecidos, mas eles são bem diferentes."
As bactérias possuem características similares às encontradas e reservatórios de óleo e solo contaminado com a mesma substância. Isso significa que o organismos podem ter chegado até a camada gabroica por migração, e não pela evolução no interior da crosta.
Outros Assuntos Relacionados
0 Comentários:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade! cada um sabe as conseqüências de suas palavras!