Um planeta "habitável" é aquele que pode sustentar vida, mesmo que esta não tenha originado-se no planeta em questão. A Terra fornece as condições necessárias, que são água no estado líquido, um ambiente onde moléculas orgânicas complexas podem ser produzidos e acumuladas, e energia suficiente para sustentar metabolismo.[23] A distância da Terra para o Sol, bem como sua excentricidade orbital, taxa de rotação, inclinação, história geológica, sua atmosfera e seu campo magnético protetor, todos contribuíram para produzir e manter as condições necessárias que deram origem e sustento à vida no planeta.[24]
Biosfera
Planisfério evidenciando as regiões terrestres e marinhas de maior produtividade.
-
Ver artigo principal: Biosfera
A Terra é o único local onde se sabe existir vida. O conjunto de sistemas vivos (compostos pelos seres e pelo ambiente) do planeta é por vezes chamado de biosfera. A biosfera provavelmente apareceu há 3,5 bilhões de anos. Divide-se em biomas, habitados por fauna eflora peculiares. Nas áreas continentais os biomas são separados primariamente pela latitude (e indiretamente, pelo clima). Os biomas localizados nas áreas do pólo norte e do pólo sul são pobres em plantas e animais, enquanto que na linha do Equador encontram-se os biomas mais ricos. O estudo da biosfera é fundamentalmente o estudo do seres vivos e sua distribuição pela superfície terrestre. A biosfera contém inúmeros ecossistemas (conjunto formado pelos animais e vegetais em harmonia com os outros elementos naturais).
[editar]Recursos naturais e uso
-
Ver artigo principal: Recurso natural
A Terra fornece recursos que são exploráveis pela espécie humana para várias utilidades. Alguns destes recursos são não-renováveis, tais como combustíveis fósseis, recursos difíceis de serem reabastecidos em um período curto de tempo.
Grandes depósitos de combustíveis fósseis existem na crosta terrestre, consistindo de carvão, petróleo, gás natural e clatrato de metano. Estes depósitos são utilizados pela humanidade tanto para produção de energia quanto para a manufatura de outras substâncias químicas. Vários depósitos de minerais também formaram-se na crosta terrestre, via gênese de minério, processo resultante de erosão e das placas tectônicas.[25] Estes depósitos contém fontes concentradas de vários metais e outros elementos químicos úteis.
A biosfera terrestre produz vários produtos biológicos úteis para a humanidade, incluindo, mas não limitado a, comida, madeira, produtos farmacêuticos, oxigênio, e reciclagem de vários lixos orgânicos. O ecossistema em áreas terrestre depende da existência de um solo e de água potável, e o ecossistema oceânico depende de nutrientes dissolvidos provenientes de regiões terrestres do planeta.[26]
O uso de áreas terrestres pela humanidade, em 1993, era de:
Outros Assuntos Relacionados








0 Comentários:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade! cada um sabe as conseqüências de suas palavras!