como criar um site

Compartilhe

Bookmark and Share

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Barack Hussein Obama Jr. apoia a Índia no Conselho da ONU

País quer ser incluído como membro permanente do órgão internacional

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou-se, ontem, favorável a uma cadeira permanente para a Índia no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Conseguir o apoio dos EUA para integrar o Conselho de Segurança da ONU era visto pela Índia como um ponto importante na agenda da visita do presidente norte-americano.

Funcionários ressaltaram, porém, que Obama apoia essa inclusão da Índia como membro permanente no principal órgão da ONU apenas no contexto de uma reforma mais ampla do Conselho de Segurança, o que pode levar anos.

O Brasil também busca obter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança. Atualmente, os membros permanentes, com poder de veto, são EUA, França, Rússia, China e Grã-Bretanha. Como o governo brasileiro, a Índia mantém, há anos, uma campanha para tentar obter uma vaga de membro permanente no órgão.

Obama disse que uma ordem internacional “justa e sustentável”, pretendida pelos EUA, inclui “as Nações Unidas eficientes, efetivas, com credibilidade e legitimidade”.

– Por isso posso afirmar, hoje, que nos próximos anos espero uma reestruturação do Conselho de Segurança das Nações Unidas que inclua a Índia como membro permanente – afirmou o líder norte-americano.

A declaração foi aplaudida. Durante seus três dias de visita à Índia, Obama disse várias vezes que vê a relação entre os EUA e a Índia como uma das “parcerias decisivas” que definirão o século 21. As declarações de Obama deverão aprofundar os laços entre os dois países.

Em outro gesto importante para a Índia, Obama foi mais longe do que antes havia previsto e abordou a ameaça do extremismo islâmico dentro do Paquistão, arquirrival e vizinho da Índia. Ele visitou um memorial às vítimas dos ataques de 2008 em Mumbai, embora na ocasião, há dois dias, não tenha mencionado o Paquistão, país de origem dos agressores. Os atentados em Mumbai deixaram mais de 160 pessoas mortas, quando um comando de extremistas islâmicos atacou a cidade indiana.



Outros Assuntos Relacionados

0 Comentários:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade! cada um sabe as conseqüências de suas palavras!

Seguir Este Site