como criar um site
1 hora da tarde! Já almoçou hoje?

Compartilhe

Bookmark and Share

segunda-feira, 26 de março de 2012

EUA querem agilizar passagem de brasileiros a trabalho pela imigração

Aprovados em seleção prévia serão liberados de controle de passaporte.
Medida depende de acordo de reciprocidade com governo brasileiro.

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (26), em São Paulo, a intenção de incluir o Brasil no programa Global Entry (Gep), que promete agilizar a passagem dos brasileiros a trabalho pela imigração e alfândega do país. De acordo com a diplomacia norte-americana, os viajantes aprovados em uma seleção prévia de documentos não precisarão passar por filas de controles de passaporte na chegada a 20 aeroportos, entre eles os de Miami e de Nova York.

A implementação do projeto-piloto ainda aguarda aprovação do governo brasileiro, porque a proposta dos Estados Unidos depende de o governo brasileiro conceder o mesmo benefício para os norte-americanos que viajam para o Brasil. O objetivo é que o projeto esteja em funcionamento antes da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

De acordo com o diplomacia dos EUA, a checagem dos documentos será rigorosa e dependerá também de cooperação das autoridades brasileiras. Entre os itens que serão avaliados está o atestado de antecedentes criminais, que deve ser expedido pela Polícia Federal.

Inicialmente, o programa deve beneficiar 150 viajantes, principalmente executivos, funcionários de meios de comunicação e de empresas aéreas, que poderão ter até 70% de redução no tempo de espera nos aeroportos dos Estados Unidos. Se a experiência tiver sucesso, o número de beneficiados deve subir para 1,5 mil pessoas. A expectativa é que, mo futuro, mesmo aqueles que viajam a turismo também possam participar do programa.

Os interessados deverão se inscrever no sistema pela internet, pagar uma taxa de US$ 100 (válida por 5 anos) e aguardar uma resposta. A taxa não será restituída caso o visto seja negado.

Ainda essa semana, será apresentada uma versão do memorando para a Polícia Federal brasileira. A expectativa do adido de alfândega e proteção de fronteiras dos Estados Unidos, Jaime Ramsey, é que o acordo seja assinado entre maio e junho deste ano. Atualmente, o programa está disponível para holandeses e mexicanos, que já possuem termos de cooperação.

tópicos:



Outros Assuntos Relacionados
Brasil
Not%C3%ADcias

0 Comentários:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade! cada um sabe as conseqüências de suas palavras!

Seguir Este Site