Orquestra Sinfônica Brasileira leva expoentes da música clássica ao conjunto de favelas, que celebra a paz
RIO - Chegou a hora. O Complexo do Alemão se vestirá de branco para festejar neste sábado um ano de paz ao som da "Nona Sinfonia" de Beethoven. Palco de partidas de futebol aos fins de semana, o Campo do Sargento, em Inhaúma, dará lugar a um espetáculo com grandes expoentes da música clássica. O time, comandado pelo maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Roberto Minczuk, entra no palco às 20h.
O concerto poderá ser assistido em tempo real, no sitewww.oglobo.com.br/aquarius. Haverá transmissão também na Favela da Rocinha.
Uma realização do GLOBO e da OSB, com apresentação da prefeitura do Rio e patrocínio da Vale e do Bradesco, além de apoio do BNDES, o Projeto Aquarius aporta pela primeira vez uma favela pacificada. Novo capítulo de uma história que começou em 1972. De lá para cá, foram nada menos do que 283 apresentações.
Cercada de expectativa, a estreia do Aquarius no conjunto de favelas da Zona Norte mereceu atenção especial dos organizadores.
— A apresentação de hoje é um motivo de orgulho para O GLOBO. É uma tradição do projeto Aquarius, em seus 39 anos de existência, levar música clássica a todos os públicos. Mas hoje teremos uma apresentação muito especial. O concerto da OSB no Complexo do Alemão é também uma celebração da paz no Rio, num momento histórico da cidade. Convidamos todos os que queiram celebrar essa paz a assistirem ao espetáculo de hoje — disse Sandra Sanches, diretora executiva do GLOBO.
A estrutura do evento é grandiosa. Com capacidade para reunir até 200 músicos de uma só vez, o palco tem 70 metros de largura. E dois telões LED, somando 80 metros quadrados nas laterais. A potência do show será tanta que cerca de 15 mil pessoas poderão assistir ao evento com clareza sem precisar sair de suas lajes. Com um balé de luzes, os efeitos especiais prometem fazer os espectadores se envolverem com o concerto. Para a plateia — serão três mil assentos — não passar aperto, foram instalados 30 banheiros químicos no local do espetáculo.
Atrações circenses do AfroReggae começam às 18h
O show da OSB está marcado para as 20h, mas as atrações começam duas horas antes. O Afro Circo, grupo de malabaristas do AfroReggae diverte o público a partir das 18h.
Depois do prelúdio de "Carmen", de Bizet, o programa começa com a execução de "Jesus Alegria dos Homens", de Johann Sebastian Bach, realçando o espírito de fraternidade. Em seguida, "Adeste fideles" e a homenagem às crianças. A "Nona" será permeada com a apresentação de "Os Estatutos do Homem", poema de Thiago de Mello.
Moradores e OSB celebram parceria
O diretor artístico da orquestra, Fernando Bicudo, espera que a mensagem de paz apresentação tenha "efeito multiplicador". Bicudo, que vai chegar ao Alemão no início da tarde, conta que os moradores receberam muito bem os músicos da orquestra depois do ensaio de quinta-feira.
— Está todo mundo animado. Músicos, solistas e cantores enfrentaram chuvas e dificuldades com espírito elevado. A orquestra vai se apresentar completa. No total, entre músicos, cantores e solistas serão 200 no palco ao mesmo tempo. A gente tem certeza de que, com este concerto, estaremos plantando sementes de amor no coração de muita gente. Depois do ensaio, encontramos moradores da comunidade num bar. Nos deram boas-vindas.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/projeto-aquarius-chega-ao-complexo-do-alemao-neste-sabado-3423267#ixzz1g9qFqBiv
© 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Outros Assuntos Relacionados








0 Comentários:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade! cada um sabe as conseqüências de suas palavras!