A montadora japonesa Toyota anunciou nesta terça-feira (30) que vai propor uma substituição gratuita da bomba do líquido refrigerador de 650 mil veículos em todo o mundo de seu modelo híbrido Prius, mas fez questão de destacar que este não é um recall.
Do total de unidades envolvidas no chamado, 390 mil foram comercializadas nos Estados Unidos, 180 mil no Japão e 70 mil na Europa. Os modelos do Prius afetados foram fabricados entre 2004 e 2007.
"Esta é uma campanha destinada a satisfazer os clientes, uma ação voluntária da empresa, diferente de um recall, que é um procedimento decidido juridicamente", afirmou o porta-voz da Toyota, Paul Nolasco.
A maior montadora mundial propõe aos donos dos modelos envolvidos a troca da bomba utilizada para a circulação do líquido refrigerador para o controle da temperatura do motor, que pode aumentar de maneira excessiva e provocar problemas no funcionamento da peça.
O porta-voz disse que se o problema for detectado, o veículo tem condições de continuar circulando.
"Caso um superaquecimento aconteça, o veículo não vai parar, e sim terá a potência reduzida", afirmou Nolasco.
O porta-voz disse ainda que nenhum acidente foi registrado em consequência do problema.
Uma grave crise no fim de 2009 e início de 2010 obrigou a Toyota a convocar o recall de mais de 10 milhões de automóveis no mundo por uma série de problemas técnicos, em particular nos pedais de aceleração, que poderiam ficar bloqueados.
A montadora vendeu mais de dois milhões de Prius, um modelo de carro "ecológico" com um motor híbrido (gasolina e eletricidade), desde 1997.
Outros Assuntos Relacionados
0 Comentários:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade! cada um sabe as conseqüências de suas palavras!